EVANGELHO DE TOMÉ

 

O EVANGELHO DE TOMÉ

Historicamente , a existência de um suposto "Evangelho de Tomé "  era mencionada  em informações de pequenos textos  contidos em comentários de eclesiásticos da Igreja  Primitiva como Santo Hipólito de Roma , Santo Irineu e São Cirilo de Jerusalém.

 Em Dezembro de 1945, no Alto Egito ,  foram encontrados 52 textos escondidos  em urnas debaixo do solo quente do deserto nas imediações da cidade de Nag Hammadi . Esta maravilhosa descoberta revelaria ao mundo um dos  mais intrigantes evangelhos : o Evangelhode Tomé.

 Apresentado em 114 logions ou "dizeres"  atribuídos a Jesus , foi considerado herético pela Igreja e condenado à destruição. Graças a dedicados membros de uma seita gnóstica, foi enterrado  nas areias escaldantes do desero em urnas  de barro, o que preservou de umidade e da deterioração do tempo.

 A seguir , apresentaremos comentários  realizados por nossa equipe da terraespiritual.com sobre  cada um dos 114 logions ou dizeres do " Evangelho de  Dídimo Tomé" .Aproveitamos para  quem desejar saber um pouco mais , uma introdução , aproveitando um artigo do nosso irmão , o escritor e buscador Raul Branco .

 

Joomla SEO by AceSEF