O Evangelho de João

 

O EVANGELHO DE JOÃO


 

O Evangelho Segundo João é o quarto e último evangelho, na Bíblia vem depois de Lucas e antecede o "livro" dos Atos dos Apóstolos.

Sua autoria é tradicionalmente atribuída a João, o "discípulo amado", irmão de Tiago, e acredita-se hoje , segundo pesquisas feitas por acadêmicos renomados , que  foi escrito entre os anos 95 e 100, cronologicamente foi o último evangelho  a ser redigido.

 

A maioria dos relatos contido neste evangelho  não são encontrados nos demais textos canonicos.Por este motivo , suspeita-se que seu autor tivera informações de primeira mão , isto é , teve convívio direto com os  fatos ocorridos.

Quanto ao conteúdo , a maior parte é dedicada aos eventos que antecederam ao martírio do Cristo e  aos ensinamentos místicos de seu último período.

Nota-se , pelo texto , que João é partidário de um Cristo divino , isto é , para João  e a sua comunidade , Jesus é Deus  encarnado em forma de homem ( como Krishna é a encarnação humana do deus Vishnu).

Por esta razão , acredita-se que este evangelho místico seja uma resposta aos defensores da tese do Evanbgelho de Tomé  que viam em Jesus um profeta iluminado , um homem perfeito que veio ensinar aos homens acorrentados às paixões , o caminho de libertação das sombras de nossas cavernas de ignorância ( parafraseando o mito da caverna de Platão , do qual Jesus é um belo exemplo).

Filtrar Título     Exibir # 
# Título do Artigo
1 01- Consciência Além do Tempo
2 02- Testemunha da Luz
3 03- O Reconhecimento da Luz
 
Joomla SEO by AceSEF