28- Sal da Terra & Luz o Mundo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

     

 

Introdução-Luiz Claudio Barsoteli

Narração: -Samuel Chaves

Música Incidental: Jesus , Joy of Man's Desire

 

                                 

 

O Evangelho de Jesus: Episódio 28 / “ Sal da Terra e Luz do Mundo”

( baseado    em Mt 5:13-16 ; Mc 9:50  e Lc 14:34-35 e Lc 11:33-36

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.


Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.Ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.

A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.


Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

 

Comentários: Conforme vimos nos episódios anteriores , o amado mestre Jesus havia subido a um monte com seus discípulos, simpatizantes e alguns curiosos para passar a noite em vigília e oração. Neste período, o doce rabib escolheu doze discípulos mais avançados para representar  o núcleo central da divulgação de seus ensinamentos . Eles não sabiam , mas o mestre sim , que o tempo corria aceleradamente contra a vida do mestre galileu e que era importante fortificar a fé  e transmitir-lhes os  estatutos do “reino dos céus” para que fosse semeado nos diversos corações após sua partida. Estes doze, que seriam semelhantes às origens da nação judaica com suas doze tribos, teriam que testemunhar não apenas na coragem , mas também na fé , na qualidade  do agir, pensar e conviver ,apontando através de seus exemplos de vida o caminho para fora dos labirintos do sofrimento.

 

Ao raiar de um novo dia, o amado Mestre Jesus desce o monte  com toda uma multidão de volta à planície , onde já encontra outra grande multidão , vinda das mais diversas regiões. Semelhante a Moisés , que desce do Sinai com os 10 mandamentos  de amor a Deus e ao próximo , o profeta nazareno traz consigo o resumo destes dez mandamentos em  palavras de vida eterna  para consolar e orientar. Aproveitando a oportunidade especial , dirige  as  suas palavras para os doze discípulos , recém escolhidos , para que fossem fortes na fé e vigilantes na oração da ação do dia-a-dia...mas compartilha este pão espiritual com toda a multidão, para que ela também pudesse ouvir,aproveitar os ensinamentos e  ter um impulso que lhes despertasse a consciência ou as motivasse a voltar-se para Deus e suas leis de amor, misericórdia, retidão e justiça. Os de fato interessado o seguiriam  e ouviriam os mesmos ensinamentos com outras palavras ou parábolas e o viriam a praticar o que fala.

 

Naquele dia histórico , embora grande fosse a multidão presente, o profeta galileu destaca que apenas alguns seriam de fato abençoados, bem-aventurados e felizes , ou como diz o evangelho no original grego makarioi... Só seriam , de fato , bem aventurados ,  não aqueles  que se envolvessem com as práticas e a  nova postura mental orientada , mas sim quem de fato se comprometesse ( até as entranhas) com as boas novas do evangelho .

 

Muitos seriam convidados , mas poucos seriam escolhidos , por não estarem condignamente trajados de limpeza  ou  pureza espiritual do coração (kantharoi) ,por não serem desapegados dos transitórios e efêmeros bens terrenos ,por não  serem mansos por serem indiferentes ao autocontrole sobre as paixões( sem interesse em domesticá-las) ,por não serem solidários e compassivos de misericórdia diante da desgraça existencial,moral ou espiritual de seus semelhantes (eleemonenes) e por não terem fome e sede de justiça ( por se afinizarem  com a corrupção ou dela tirar proveito).

 

Por isso , ele começa seu sermão  exaltando os felizes e bem aventurados  que sem segundas intenções  ou falsos interesses buscam o real sentido da vida atrcés do longo aprendizado do aprender a amar , compreender, trabalhar, perdoar, renunciar e servir às leis do  Senhor Deus e pai celestial , autor da vida imortal...

 Aos apóstolos, recém escolhidos e aos discípulos mais próximos lhe dá uma nova orientação que deixará estarrecidos os simpatizantes e curiosos em deredor. Eles eram “o sal da terra “ e “a luz do mundo”...

 

Em ser o sal da terra , o amado mestre  nos fala do propósito de nossas vidas...servir ! Assim como o propósito do sal é dar sabor e prazer na justa medida ( de menos faz insosso  e sem prazer o alimento  e demais torna indigerível )  , é de conservar alimentos como os peixes e as carnes ,eliminando impurezas e micro-organismos nocivos ...

 

Mas o Cristo amado nos fala da função do sabor, de tornar palatável e prazeroso o alimento. Os seus discípulos deveriam dar sabor e sentido às vidas das comunidades , começando pelas suas próprias vidas. Para isso , deveriam entender o amor de Deus para com suas criaturas e de como a ignorância , o egoísmo e o orgulho  que  estimulam à desobediência das leis de Deus   e como consequência, sofrer os efeitos das leis soberanas , misericordiosas  e justas do Pai Celestial. A “Lei de Causa e Efeito” (ou “ Ação e Reação”) é implacável , pois de Deus não se zomba...tudo aquilo que o homem plantar, certamente colherá. Esta é a origem do sofrimento  neste mundo de provas e expiações  e esta é  a razão porque renascemos inúmeras vezes até aprendermos realmente a nos amar uns aos outros como o mestre Jesus nos amou.

 

A presença de um discípulo do Cristo Jesus traz alegria, fé , esperança, otimismo , confiança, motivação ,pois como o sal da terra ele tempera maravilhosamente o alimento da vida  onde quer que vá!

 

Mas muitos de nós somos sal sem sabor ou sal em excesso , isto é não  participamos da vida e somos indiferentes aos rumos de nossa comunidade e mundo em que vivemos ou somo salgados demais de forma que a nossa simples presença muda ,para pior ,o ânimo do ambiente...nos tornando mensageiros de pessimismo, arrogância, “baixo-astral” , ou de tristeza.

 

Somos todos agraciados pela benção do livre arbítrio para agir de conformidade com o bem ou o mal , temperando ou desgraçando a vida em derredor...não poderemos culpar às influências do corpo  ou a forças exteriores àquelas que residem dentro de nossa mente...

 

É por isso que o mestre alerta que seus discípulos sinceros também são luz no mundo. Sem a luz, a jornada , aos tempos do mestre querido , era ameaçada pelo perigo de feras ou de malfeitores ávidos em violentamente sequestrar a bolsa de moedas ou os pertences dos viajantes e andarilhos. Na escuridão , as sombras de nossos medos e remorsos têm mais força de nos atemorizar e perturbar o ânimo...è quando a luz dissipa todas as dúvidas e medos e traz orientação , consolo e esperança.

 

A luz não busca servir a si mesma, mas a todos que dela necessitem. Mesmo aqueles que nem desconfiem  que necessitam de orientação são servidas por ela ...assim como o sol que brilha sobre justos e injustos.

 

Os discípulos do  doce e meigo rabib tinham em suas palavras, exemplos e explicações da Torá  todas as condições de entender e por em prática os ensinamentos redentores , iluminando seus passos, suas estradas e veredas. Quem desejasse ser feliz e libertar-se dos sofrimentos desnecessários, teria apenas que seguir as pegadas luminosas através da reforma íntima e da compreensão do sentido verdadeiro de “amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo , como a si mesmo.

 

Quando o mestre voltasse à casa do Pai, após o flagelo da crucificação , quem desejasse saber mais sobre ele ,não poderia recorrer a livros ,que só seriam escritos algumas décadas depois...mas poderia recorrer à observação do modo de vida, de pensar e de agir de seus discípulos. Estes representantes, seriam como que cartas vivas do Cristo, endereçadas aos homens.

 

Uma cidade pode esconder-se em um vale , mas não sobre um monte. Do mesmo modo a função da luz, que é iluminar  , é colocar-se no canto mais alto da casa...hoje nos tetos...mas ao tempo de Jesus num velador. Quem seria tolo de colocar uma lamparina debaixo da mesa ou  escondida sobre um balde ?

 

Logo, seus discípulos deveriam demonstrar aos homens tíbios e duvidosos sua capacidade de amar, compreender, trabalhar ,perdoar, renunciar e servir (se se exaltar ou buscar glorificações e elogios).Esta conduta estimularia os que têm medo, vergonha ou dúvida de também demonstrar o amor de Deus.

 

Para este trabalho era necessário educar os olhos por onde entra a luz de Deus sobre as trevas  de nossas mentes que saem de nossa boca, coração ,atos ,palavras e intenções. Quem dominar  a mente que vê , dominaria os instintos  inferiores do corpo e se tornaria um instrumento de paz a serviço de Deus...

 

E nós? Estamos dispostos  a ser luz no mundo e sal da terra?

........................................................................................................................

Se você sentiu-se beneficiado por este áudio,  não deixe de ouvir os demais  áudios da série “O Evangelho de Jesus” em http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/  e ajude a semear boas sementes para uma terra espiritual !

 

 

 

 

 
Joomla SEO by AceSEF