Ev01- O Nascimento de João Batista PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

 

     

 

 

 

Introdução: -Luiz Claudio Barsoteli

Narração: -Samuel Chaves

Música Incidental: Jesus , Joy of Man's Desire

 

 

 

 

O EVANGELHO DE JESUS :O NASCIMENTO DE JOÃO

( Baseado no Evangelho de Lucas cap 1 versículos de 1 a 25)



Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que aconteceram entre nós,

de acordo com o que foi transmitido por aqueles que desde o começo foram

testemunhas oculares e servos da palavra.Eu mesmo , pessoalmente , investiguei

tudo cauletosamente , desde o princípio , e decidi escrever-te um relato ordenado, ó

excelentíssimo Teófilo,para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.

No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que

pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente

de Arão.Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a

todos os mandamentos e preceitos do Senhor.Mas eles não tinham filhos, porque Isabel

era estéril; e ambos eram de idade avançada.

Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote

diante de Deus.Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio,

para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso.Chegando a hora de oferecer

incenso, o povo todo estava orando do lado de fora.Então um anjo do Senhor apareceu a

Zacarias, à direita do altar do incenso.Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado

pelo medo.Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida.

Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.Ele será motivo de

prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele,

pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada,

e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.Fará retornar muitos

dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.E irá adiante do Senhor, no espírito e

no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes

à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".

Zacarias perguntou ao anjo: "Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher

é de idade avançada".O anjo respondeu: "Sou Gabriel, o que está sempre na presença

de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.Agora você ficará mudo. Não

poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras,

que se cumprirão no tempo oportuno".Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias,

estranhando sua demora no santuário.Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo

percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles,

mas permanecia mudo.

Quando se completou seu período de serviço, ele voltou para casa.Depois disso, Isabel,

sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.E ela dizia: "Isto é obra

do Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação

perante o povo. "



Comentários: Iniciamos nossa viagem , comentando que o Evangelho de Jesus ,

segundo a visão de Lucas , provavelmente foi escrito pelo “ médico amado “ , amigo e

cooperador do apóstolo Paulo ,que escreveu este evangelho e os Atos dos Apóstolos ,

enquanto Paulo estava preso em Cesaréia , na Judéia , ao redor do ano 60 d.C. , dez

anos antes da destruição do Templo de Jerusalém. Tanto o “Evangelho de Jesus

segundo Lucas” e os “Atos dos Apóstolos” são dedicados a Teófilo , que em grego

significa “amigo de Deus”, o que faz crer não se tratar de uma pessoa e sim de uma

comunidade dos amigos de Deus , ou seja , dos cristãos primitivos que buscavam amar a

Deus em espírito e verdade.. Acredita-se , também , que a base dos escritos de Lucas foi

o Evangelho Segundo Marcos .Porém durante dois anos ,na Cesaréia , teve tempo para

conviver e entrevistar importantes personagens que conviveram com o amado Mestre

Jesus ou com as testemunhas oculares de sua história .Lucas se posiciona como um

reporter , pois demonstra humildade ao declarar que não presenciou os fatos , e sim que

foi informado por fontes seguras e confiáveis.

A narrativa de Lucas começa nos tempos de Herodes o Grande .Indumeu de nascimento

convertido de fachada ao judaísmo ,apenas para agradar ao povo da Judéia .Seu

pai , Antipáter , no ano 48 antes de Cristo , ficou do lado de Júlio César em sua guerra

contra Pompeu Magno ,pelo trono de Roma. Como recompensa por sua lealdade, Júlio

César concedeu a Antipater e sua família a cidadania romana , dando-lhe poderes

administrativos sobre toda a Judéia em nome do Imperio Romano.No ano 37 antes

de Cristo ,Herodes marcha para Jerusalém com um enorme exército e poe fim aos

últimos membros da dinastia dos macabeus , trazendo a “pax romana” sob tutela de

espadas, lanças e escudos da águia imperial. Roma, como reconhecimento por seus

serviços prestados o torna “Rei dos Judeus”. O espírito de revolta dos judeus ganha novo

combustível , pois eles esperavam por um Messias libertador e não por um escravizador

e colaboracionista.Herodes, que era um genial arquiteto além de impiedoso rei , silencia o

ódio de judeus, samaritanos, gregos, árabes e sírios que o odiavam ( mais que uns aos

outros) através de uma era de construções sistemáticas, o que gerou emprego e renda

para milhares de diaristas e camponeses da pobre região.Isso garantiu relativa paz que

possibilitou que Herodes tivesse um reino maior do que o do rei Salomão ,até morrer ao

redor do ano 4 ,antes da era cristã ter início. Enquanto Herodes governava com mão de

ferro , camadas nacionalistas da população iam discutindo na calada da noite como seria

possível eliminar Herodes e o exército romano que profanavam a nação judáica .Foi neste

ambiente de ânimos conturbados e de tempos sombrios , que a luz começava a brilhar

no horizonte da naçaõ israelita.

Zacarias e Isabel , ambos descendentes do sacerdote Arão , irmão de Moisés ,

pertenciam à linhagem considerada sagrada pelos judeus.Um descendente poderia vir

a ser o messias prometido pelas escrituras. Mas o casal não tinha filhos , o que era uma

calamidade para a cultura judáica , e além disso , Zacarias e Isabel eram velhos ,para os

padrões da época ,em que a média de vida beirava , no máximo , os cinquenta anos e

Isabel era estéril.Este caso encontra um paralelo com a tradição do patriarca Abraão e

sua mulher Sarah , demonstrando a importância que desempenhariam na vida cristã...

Os anjos ,na tradição judáica ,são considerados como seres espirituais mensageiros de

Deus ao homem , que não possuiam livre-arbítrio como os homens ,mas que tinham

uma missão divina a ser cumprida .Os judeus não tinham a compreensão de que havia

uma escala evolutiva no mundo espiritual e que o objetivo da vida era aprender a ser

perfeito como o Pai Celestial , lição que Jesus ensinaria pessoalmente a um povo mais

preparado para ouvir e seguir estas lições.

O anjo que se autointitula Gabriel, que significa “homem de Deus” ,é o mesmo que

apareceria a Maria , mãe de Jesus trazendo-lhe a boa nova do nascimento do redentor

dos homens. No caso em questão , Gabriel também trazia boas novas de esperança

para Zacarias assim como também foi anunciado ao pai de Sansão no Antigo Testamento

em Juízes 13:3-5) . Zacarias , diante do ocorrido ,racionalmete duvidou da lógica de sua

velhice , de sua sanidade mental (em ver um anjo ) e da esterilidade de sua mulher.O anjo

informa que seu filho não conheceria o vinho ou bebida forte...seria um nazireu como

Sansão e Samuel.Para finalizar , prenuncia que viria em espírito de Elias , isto é, não

apenas como profeta , mas seria o próprio Elias , abençoado por um novo renascimento e

uma missão ainda mais nobre, que é a de preparar a chegada do Cristo aos homens.

 
Joomla SEO by AceSEF